Especialista do Sebrae Nacional destaca a importância para as empresas do relacionamento com o cliente
Proporcionar experiências positivas ao cliente ao longo de sua jornada de compra se tornou um dos principais desafios para empreendedores, tanto no ambiente físico quanto no digital. Em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, é necessário superar a simples venda de produtos ou serviços de qualidade para assegurar a sustentabilidade do negócio. Empresas que colocam o cliente no centro de sua estratégia, desde o primeiro contato até o pós-venda, estão alcançando resultados mais expressivos.
Enio Pinto, gerente de Atendimento e Relacionamento com o Cliente do Sebrae Nacional, enfatiza que o cliente é a essência de qualquer empreendimento. Ele salienta que os empreendedores devem entender que as empresas existem para resolver os problemas dos clientes e que a valorização da experiência é crucial para alcançar maiores lucros.
O consumidor brasileiro demonstra um alto nível de exigência. Segundo a pesquisa CX Trends 2023, conduzida pela Zendesk, uma líder global em softwares de atendimento ao cliente, os brasileiros mostraram-se ainda mais exigentes do que a média mundial. Enquanto, em média, 70% dos entrevistados afirmaram gastar com empresas que proporcionam uma experiência perfeita, esse percentual alcançou 85% entre os brasileiros. Por outro lado, 52% dos participantes do estudo mencionaram que uma única experiência negativa é suficiente para fazê-los mudar para a concorrência. No Brasil, esse índice sobe para 76%.
Algumas dicas de como valorizar a experiência do seu cliente, segundo especialista do Sebrae Nacional Enio Pinto:
- Tenha empatia plena com seu cliente: quanto mais conhecer o seu cliente, melhor será a entrega da sua experiência. Aproveite para pedir Feedbacks para melhorias no seu negócio
- Saiba delegar tarefas para sobrar tempo para interagir com seu cliente: seja com fornecedores buscando insights e tendências de mercado ou uma boa conversa fortalecendo relacionamento com seu cliente
- Seja lembrado como referência no seu setor: produzindo e compartilhando conteúdos relevantes para o seu público-alvo
- Faça parcerias estratégicas: oferecendo benefícios exclusivos e estimulando compras recorrentes e fidelização